terça-feira, 2 de novembro de 2010

GABRIEL RITO


Rito é um artista plástico de formação autodidacta que é, desde sempre, atraído para a criatividade em geral. Na Pintura, privilegiando sempre a vertente criativa e, também, a sua “visão” das coisas, tem desenvolvido diversas ideias com excelentes resultados, tal como os lindíssimos “Alentejos” sensuais e algo eróticos que, há vários anos, tanto têm sido apreciados. Não se contentando em criar, tem desenvolvido algumas técnicas de execução, reconhecidamente apreciadas, com que tem concretizado as suas diferentes ideias. Ao contrário do que muitos pensam, não vê, de modo algum, no currículo a essência de um artista, antes pelo contrário, embora se veja “obrigado” a fazer essa “via-sacra”. Entende que ser artista se resume apenas a sê-lo. O fazer currículo significa apenas dar-se a conhecer e poder ser conhecido. Faz parte! Para ele, a Arte tem apenas duas vertentes: saber reproduzir e saber criar. Não desprezando de modo algum a primeira, a criação é, para ele, a essência das Artes. É como fazer um pouco o papel de Criador: Ele criou a Realidade, mas o artista criou a Ilusão. Rito é, com muito gosto, membro da Associação Paço de Artes. Com ela, entre outras exposições individuais e colectivas, tem vindo a expor regularmente nos vários eventos por ela organizadas. Inúmeras obras suas fazem parte de colecções particulares. (Onde quer que estejam).


Primeiro Adeus
acrílico s/ tela 60 x 90 cms.

4 comentários:

  1. Acabei de conhecer o Gabriel Rito, nestes últimos dias. Primeiro por obras suas que encontrei numa galeria onde exponho actualmente a ArtyDecore no Centro Comercial Palmeiras e depois, virtualmente,no facebook.
    Para já, gosto das suas obras,pintura e escrita e aprecio o seu carácter, aberto, sem peias, e, muito importante, muito solidário, qualidade nobre nos tempos que correm.

    ResponderEliminar
  2. JÁ CONHEÇO DE ALGUNS TEMPOS A PESSOA DE GABRIEL RITO
    COM O SEU CARÁCTER ABERTO E SEM PEIAS,BASTANTE SOCI-
    ÁVEL E QUE COM O ANDAR DOS TEMPOS TEM EVOLUÍDO NA PIN-
    TURA,COM A SUA FORMA PECULIAR DE OBSERVAR A "ARTE".
    PENA É QUE NÃO NASÇA UMA OPORTUNIDADE,PARA AS PESSOAS
    QUE NÃO FAZEM PARTE DA ASSOCIAÇÃO PAÇO DE ARTES A TE-
    REM DIREITO A PARTICIPAR COM OS SEUS TRABALHOS NAS
    SUAS BIENAIS:MAS NÃO PERCO A ESPERANÇA.
    ANTÓNIO VINHA
    (ARTISTA PLÁSTICO)

    ResponderEliminar
  3. PARA TODOS OS ARTISTAS LIGADOS ÀSSOCIAÇÃO PAÇO
    DE ARTES ENVIO OS MEUS SINCEROS VOTOS DE FELIZ
    NATAL E UM BOM ANO DE 2014.DESEJANDO SABER NOTÍ-
    CIAS SOB A BIENAL DE 2014 .
    ANTÓNIO VINHA

    ResponderEliminar
  4. GABRIEL RITO CONTINUA COM A TUA INSPIRAÇÃO E VEIA
    ARTÍSTICA E QUE NA PRÓXIMA BIENAL DA PAÇO D,ARTES
    POSSA ADMIRAR OS TEUS TRABALHOS RECENTES .
    ANTÓNIO VINHA

    ResponderEliminar