terça-feira, 12 de outubro de 2010

SERRÃO DE FARIA


Nasceu em l937, na Azinhaga. Cursou Gravura, Litografia, Serigrafia e Xilogravura, na Cooperativa de Gravadores Portugueses, "Gravura". Participou em mais de 50 exposições colectivas, destacando-se de entre elas a 3ª Exposição de Artes Plásticas da Amadora, em 1970; Novos Gravadores, no Casino do Estoril em 1982; Galeria Nilestad, na Noruega;
5°, 6°, 7° e 8° Salões da Primavera, em Paço de Arcos; 24 Pintores na Casa da Imprensa, em Lisboa; várias Exposições Internacionais de Artes Plásticas de Vendas Novas. Participou também em outras tantas exposições individuais, salientando-se a 1ª Exposição em 1954, no Posto de Turismo em Santarém; Galeria Gravura, em Lisboa, nos anos de 1988 e 1989; Museu da República e Resistência, em Lisboa; Galeria LCR, em Sintra; Recreios da Amadora; Museu Martins Correia; Livraria Ferin; Biblioteca Municipal de Alenquer; Galeria Atelier Serrão de Faria, onde todos os anos apresenta uma exposição temática relacionada com o "Ginete Ibérico". Foi director da revista Rédea Curta, ilustrador dos jornais A Capital, Voz da Minha Terra, Voz de Paço D'Arcos e das revistas Rota das Linhas e Media Ro. Editou 15 livros, entre eles Caballus, Porto Sentido, Vales Traçados, O Solar do Cavalo, Arion e Poemas de Risco.


Cavalos na Lezíria
óleo s/ tela 61 x 46 cms.

1 comentário:

  1. Serrão de Faria - Conheci primeiro a pessoa - simpático, educado, boa companhia. Fui conhecendo a sua ARTE. O nosso convívio foi-se cimentando e a admiração pelo ARTISTA, acompanhou-o. Foi grande a simpatia que se estabeleceu entre nós. Que me continue a dar oportunidade de apreciar o seu admirável talento, é o que espero e desejo. Carlos Patrício Álvares (Chaubet)

    ResponderEliminar